segunda-feira, março 12, 2007

 

Planejamento 1º dia Pratica na UE com Alunos

APRESENTAÇÃO: será realizada a partir da Dinâmica dos Cartões, com o abjetivo de conhecer o público alvo, sendo que cada aluno receberá um cartão contendo uma frase a ser completada... (ex. eu sou a escola sem alunos... eu sou o aluno desta escola...) desta forma irão se formando os pares e depois no grande grupo um colega apresentará o outro, dizendo: nome, escola onde estudava, se tem ou não acesso ao computador, internet?.
Apresentação da prática a ser desenvolvido a partir de um PA: será exposto ao grupo de alunos que trabalhamos no NTE/ Núcleo de Tecnologia Educacional da GEECT em Brusque, que tem por objetivo capacitar os professores das UEs para trabalhar nas SIs da Escolas. Para isto estamos fazendo uma Especialização em Tecnologia da Informação e Comunicação na Promoção da Aprendizagem pela UFRGS, em parceria com SED/ MEC. Este curso tem a duração de um ano, e nesta etapa final, estaremos realizando estágio nas SIs das UEs com alunos do Ensino Médio, em parceria com professores de LPL/ HIS/ BIO.
Este Projeto de Aprendizagem a ser desenvolvido durante um mês terá o tema a ser investigado traçado pelos pro´prios alunos da 1ª Série, acompanhados por nós estagiárias e os professores regentes. A construção e avaliação do PA será realizado através das ferramentas tecnológicas: BLOG/ WIKI e MC (ambos explicados passo a passo a medida que o estágio for avançando.
TEXTO PARA LEITURA E REFLEXÃO: "Internet, Escola e Ética", publicado no Diário Catarinense em 2002. Feflexão sobre a questão da cópia/ plágio, sem a preocupação da construção da aprendizagem (leitura coletiva e comentários).
CRIAÇÃO DO BLOG INDIVIDUAL: tem por objetivo registrar a aprendizagem, expectativas em relação a sua aprendizagem e do seu grupo. Será feito levantamento e-mail/ quem não tiver será criado/ após criado o Blog registrar como foi este 1º dia de prática na escola.
QUESTÃO DE INVESTIGAÇÃO: cada aluno será instigado para o próximo encontro trazer uma pergunta de investigação, a qual nunca aprendeu em sala de aula e que tem curiosidade em aprender, de forma individual para expor aqui ao grande grupo.
DINÂMICA DO DESAFIO: Material: Caixa de bombom enrolada para presenteProcedimento: colocar uma música animada para tocar e vai passando no círculo uma caixa(no tamanho de uma caixa de sapato, explica-se para os participas antes que é apenas uma brincadeira e que dentro da caixa tem uma ordem a ser feita por quem ficar ccom ela quando a música parar. A pessoa que vai dar o comando deve estar de costas para não ver quem está a caixa ao parar a música, daí o coordenador faz um pequeno suspense, com perguntas do tipo: tá preparado? você vai ter que pagar o mico viu, seja lá qual for a ordem você vai ter que obedecer, quer abrir? ou vamos continuar? Inicia a música novamente e passa novamente a caixa se aquele topar em não abrir, podendo-se fazer isso por algumas vezes e pela última vez avisa que agora é para valer quem pegar agora vai ter que abrir, Ok? Esta é a última vez, e quando o felizardo o fizer terá a feliz surpresa e encontrará chocolate bis com a ordem 'delicie-se distribuindo para seu grupo'.Objetivos:essa dinâmica serve para nós percebermos o quanto temos medo de desafios, pois observamos como as pessoas têm pressa de passar a caixa para o outro, mas que devemos ter coragem e enfrentar os desafios da vida, pois por mais dificil que seja o desafio, no final podemos ter uma feliz surpresa/vitória.
Desta forma este estágio será um desafio para nós como também para cada um de vocês, esperamos estar aprendendo juntos durante este período e para issso contamos com empenho e colaboração de todos.
Mensagem Final: no data show.

Esperamos sucesso neste 1º dia!


Comments:
OI
 
oi
 
Oi Gurias,acho que o trabalho começou muito bem!! Ficou bem criativo. Sem dúvida, viram que não aceitar desafios significa perder chance de coisa boa.
Para olançamento das questões sejam bem dinâmicas e soltas.Entusiasmem bem,desafiem ,provoquem e vão escrevendo as questões para todos verem. Depoois aproximem ossemelhantes e os alunos e seja possível encontrar a explicac'`aoou a resposta em 1 mês.
Um abrac'~ao
Bea irão formando os grupos.
Nessa rodada, todos os PA deverão abrir um wiki e já postar a questão principla,asdúvidas e as certezas. Por favor, tratem de irburilando bem as questões com eles, para que fiquem claras
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?